Comenda da Ordem do Mérito Advocatício

IMG_5873

11/08/2015…a data já especial por si mesma, já que se comemora o dia do Advogado. Mas, esse ano, ficou marcada na minha história, como um dia a jamais ser esquecido. Hoje, recebi a Comenda da Ordem do Mérito Advocatício da OAB/PA. É maior honraria concedida pela instituição. Em função disso, peço desculpas aos amantes do Twitter, mais preciso mais do que 140 caracteres.

Há poucos dias recebi a notícia de que receberia esta Comenda. Quando me chamaram para tomar ciência de um documento jamais imaginava que seria isto e a surpresa misturada com emoção me deixaram estático.

Dividi a noite com grandes nomes da Advocacia Paraense e Nacional e, enquanto isto, perguntava-me, o que eu estava fazendo ali? Isso porque era difícil acreditar que aquela concessão pudesse ser destinada a mim, pois nunca fiz mais do que os meus deveres para com a instituição…a grande dúvida era se realmente merecia ou não aquele título. há certa hora esses pensamentos começaram a se mostrar inúteis e simplesmente segui o fluxo.

Meu coração está em êxtase. A felicidade é muito grande. Precisava registrar, aqui, meus agradecimentos. Em primeiro lugar, agradeço ao Pai Celestial pelas graças que me tem concedido, que derrama sobre mim o seu amor na forma de oportunidades de me fazer uma pessoa melhor. Obrigado Deus por fazer de mim teu filho.

À minha família, por fazerem de mim o que sou, por me permitirem ter amor no lar. Esta comenda é um presente a vocês, que amo incondicionalmente.

Aos meus companheiros e irmãos de trabalho, que no dia-a-dia de escritório me ensinam o que é o direito e a Advocacia praticada com destemor, honra e uma qualidade que poucos podem oferecer. São amigos aos quais, sempre, constaram em meus agradecimentos de vida.

Aos colegas de magistério e, sobretudo, aos alunos, que me enchem de esperança, todos os dias, de um mundo jurídico melhor, próspero, onde se enxerga mais que números, mas pessoas. A minha idade não me permite trata-los por filhos, mas permite tê-los por companheiros de jornada.

A todos aqueles que compõe a OAB/PA e desempenham uma gestão sem precedentes em qualidade, vitórias e valorização do Advogado, em especial ao iniciante. Mas ao tratar de OAB, não poderia deixar de fazer um agradecimento mais que especial àquele que é a minha referência a frente desta instituição, Dr. Alberto Campos, Vice-Presidente Seccional, que para mim é muito mais que um Advogado, é família, que acompanha me trajetória de vida desde quando nem tenho consciência de que tinha uma vida. Pai daqueles que são irmãos para nós são também nossos pais.

A confiança que me foi depositada a frente da Comissão de Jovens Advogados e outras que desempenhei atividades é algo que não conseguirei, jamais, agradecer adequadamente.

Por isso agradeço, também, aos membros da Comissão De Jovens Advogados da OAB/PA, pois sozinho não sou ninguém e se esta comenda é fruto dos trabalhos da Comissão, então ela também é de vocês.

São tantas pessoas merecedoras de agradecimentos que der continuidade serei naturalmente injusto com alguém que possa ficar de fora, então melhor parar por aqui.

Mas, não poderia deixar de registrar a minha homenagem aos bravos guerreiros que corajosamente assumem a missão de exercer a defesa daqueles que precisam de uma resposta do Estado para suas lides. Meus caros colegas Advogados, PARABÉNS pelo seu dia, tenha a certeza de que esta data não é atoa e que não deve passar em branco, pois o dia que o Advogado perder o seu valor, sucumbirá, junto com ele, a Democracia, mas enquanto existir um único Advogado, haverá esperança.

Esta comenda terá uma grande função: não me deixar esquecer a responsabilidade com o cidadão e com a minha classe. Apesar de ser um reconhecimento por feitos passados, ela marca um novo futuro, pois será inspiração para desenvolver, cada vez mais, um trabalho melhor em prol da OAB.

Como costumo dizer aos Advogados em sua tomada de compromisso junto a instituição: sejamos a Ordem dos Advogados do Brasil e a Ordem dos Advogados do Brasil será cada um de nós, Advogados!